CARTEIRA DE TRABALHO DIGITAL: PASSO A PASSO DE COMO FUNCIONA

Carteira de Trabalho e Previdência Social, ou CTPS, é um dos documentos mais importantes para as pessoas trabalhadoras, porque é nela que fica registrada toda a história profissional de alguém.  

Antes, a CTPS era um documento impresso, que deveria ser guardado com muito cuidado durante toda a vida do trabalhador, mas agora ela migrou para o ambiente digital. 

Com isso, surgem muitos questionamentos em quem já tinha o documento físico e não sabe como acessá-lo digitalmente. Por isso, nós vamos te ajudar a tirar as principais dúvidas sobre o tema. 

O que é carteira de trabalho digital? 

A CTPS é um documento muito importante na vida dos trabalhadores. Quando uma pessoa possui registro na carteira de trabalho, ela tem direitos trabalhistas previstos pela lei.

Antigamente, esse registro era feito em um documento físico, mas, atualmente, todo o registro é feito digitalmente. Somente em casos excepcionais a carteira física pode ser demandada. 

Na carteira de trabalho digital fica registrado todo o histórico de trabalho de uma pessoa, assim como na CTPS física. A única diferença é que na carteira digital os registros ficam no ambiente virtual, mas a funcionalidade do documento é a mesma. 

Para que ela serve? 

A CTPS digital serve para facilitar a vida do trabalhador, visto que com ela ficou mais fácil acompanhar e solicitar benefícios, além de exigir direitos.

Com o documento físico, era necessário se locomover para levá-lo a algum lugar quando solicitado, seja para pedir um benefício, ou mesmo para ter a carteira assinada devido a uma nova contratação. 

Independentemente do caso, todos os processos ficaram mais fáceis com a carteira de trabalho digital. Agora a própria pessoa trabalhadora pode solicitar seus benefícios e acompanhar as atualizações em sua carteira sem precisar sair de casa, basta ter acesso a internet e fazer a gestão pelo navegador ou aplicativo. 

Como alterar dados? 

1. Alterar dados pessoais 

Em caso de informações pessoais incorretas, como data de nascimento e nome, por exemplo, você precisará entrar em contato com a Receita Federal e o INSS

Para corrigir os dados na Receita Federal: 

  • Entre no site da Receita Federal;
  • Encontre a aba “Cadastro de Pessoas Físicas – CPF”;
  • Selecione o item que deseja alterar;
  • Altere os dados.  

Para corrigir os dados no INSS:

  • Entre no site “Meu INSS”;
  • Encontre a aba “Agendamentos/Solicitações”;
  • Faça o login; 
  • Clique em “Novo Requerimento”;
  • Vá em “Atualização dos Dados Cadastrais”.

Vale ressaltar que a alteração precisa ser feita nos dois órgãos. 

2. Alterar dados de trabalho 

No caso de informações incorretas em relação à empresa que está trabalhando atualmente, basta entrar em contato com as pessoas do RH da sua empresa, que elas conseguem alterar no eSocial para você. 

Em caso de empregos antigos, é recomendável esperar, pois os bancos de dados estão em constante atualização. Então, essas informações podem vir a ser corrigidas em breve. 

Como assinar a carteira digital?

Uma dúvida muito comum é: como assinar a carteira agora que ela é digital? A resposta é simples: não é necessário assinar. Pelo menos não da forma tradicional com papel e caneta. 

A assinatura física foi substituída por uma digital. Em geral, as empresas somente solicitam os dados necessários para fazer o registro da pessoa que está sendo empregada e isso já vale como uma assinatura. 

Em outros casos, existem sites e aplicativos usados pelas empresas contratantes que servem como uma assinatura digital para os contratos. Mas não se preocupe, porque em nenhum desses casos é necessário que você de fato escreva a sua assinatura.  

A carteira de trabalho digital substitui a impressa? 

Sim! Mas para quem já possuía a impressa, a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho orienta que guarde o documento. 

Principalmente em casos de experiências muito antigas, pode ser importante ter o registro físico, pois eles podem não ter sido emitidos para o ambiente digital ainda, então o documento é mais um comprovante do tempo de trabalho.  

Viu só? Não é tão difícil assim, se você seguir o passo a passo do nosso artigo, conseguirá acessar a sua Carteira de Trabalho Digital e ter mais facilidade no dia a dia. 

Fonte: https://www.gupy.io/blog-do-emprego/carteira-de-trabalho-digital

Esta entrada foi publicada em Trabalhista. ligação permanente.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *