PRAZO PARA ADAPTAÇÃO AO ESOCIAL É NOVAMENTE ADIADO

O prazo para as micro e pequenas empresas se adaptarem ao sistema eSocial, sistema que digitalizará a folha de pagamentos, foi prorrogado para o mês de janeiro de 2015. A implantação estava prevista para o segundo semestre de 2014.

Já as grandes empresas deverão iniciar a transmissão do eSocial em outubro deste ano. “Em outubro, inicia-se o prazo para as empresas de Lucro Real começarem a realizar carga inicial”, confirma a sócia diretora da Hirashima & Associados, Luciana Moya. No entanto, para as demais empresas, como de Lucro Presumido e Simples Nacional, por exemplo, a data de janeiro de 2015 é apenas uma expectativa, acrescenta Moya.

Em entrevista ao DCI, o advogado da GMP Advogados, Eduardo Patrício, também informa que a Receita Federal ainda não divulgou um calendário oficial sobre a prorrogação da implementação do eSocial para as micro e pequenas empresas.

Questionado sobre qual seria o prazo ideal para a consolidação do eSocial nas empresas de médio e pequeno porte, o advogado Eduardo Patrício diz que elas precisariam de mais tempo para realizar as mudanças necessárias. “As empresas necessitariam de, aproximadamente, mais um ano para se adaptarem, já que elas não têm estrutura suficiente para realizar as alterações exigidas. O sistema eSocial é complexo e muitas microempresas não têm, por exemplo, departamentos exclusivos de RH para lidar com ele. É um investimento muito grande que vai desde a contratação de pessoas até a compra de softwares específicos. E muitas delas ainda não estão preparadas para esse investimento”, diz o advogado.

Fonte: Portal Contábil SC

Esta entrada foi publicada em Trabalhista. ligação permanente.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>