FAZENDA DESVENDA FRAUDES EM ESTABELECIMENTOS COMERCIAIS APÓS DENÚNCIAS DE CONSUMIDORES

Uma equipe de auditores fiscais do Grupo Especialista Setorial em Automação Comercial da Secretaria de Estado da Fazenda (GESAC/SEF) percorreu na última terça e quarta-feira, 29 e 30 de abril, sete estabelecimentos comerciais nas cidades de Luiz Alves, Navegantes, Itajaí e Itapema para verificar a veracidade de denúncias de fraudes feitas por consumidores. Em apenas um estabelecimento não foi identificada nenhuma irregularidade. Nos demais, os auditores fiscais registraram irregularidades na emissão de documentos fiscais.

Em um deles, o contribuinte usava calculadoras nos caixas, equipamento proibido pela legislação tributária. A emissão diária de cupom fiscal era dez vezes menor do que o registrado pelo estabelecimento concorrente localizado na mesma rua.

Para o gerente de fiscalização da SEF, Francisco de Assis Martins, o resultado da operação mostra a importância dos cidadãos ajudarem no combate a sonegação por meio de denúncias. “Quem paga o ICMS é o consumidor e isso faz dele o verdadeiro contribuinte. Portanto, ele tem o direito e o dever de exigir do comerciante que esse tributo vá para os cofres públicos. Assim, poderá cobrar do governante a aplicação correta dos recursos”, afirma Martins.

As denúncias podem ser feitas na página da SEF ou por correspondência física enviada às agências regionais da Fazenda.

Esta entrada foi publicada em Contábil / Fiscal. ligação permanente.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>