O ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira, encerrou sua participação na Reunião de Ministros do Trabalho e Emprego do G20 nesta última sexta-feira (19) falando sobre trabalho decente. A fala ocorreu na última sessão temática do encontro, que era sobre o desafio das grandes cadeias globais de comprar matéria-prima e componentes apenas de empresas que não adotam práticas como trabalho escravo ou infantil.
Ronaldo Nogueira falou da experiência brasileira no combate ao trabalho escravo. Ele citou as operações especiais, que são realizadas com frequência, e as consequências para os empregadores flagrados com empregados em situação análoga à escravidão: “O Brasil leva muito a sério as condições laborais dos seus trabalhadores. E quem desrespeita as leis não fica impune”, contou.
Os ministros e representantes de trabalhadores, empregadores e da sociedade civil que participam da Reunião de Ministros do Trabalho e Emprego do G20 elaboraram uma carta para ser divulgada ao final da reunião. O documento apresenta as preocupações e os compromissos do grupo em relação aos temas propostos no encontro deste ano: emprego juvenil, participação da mulher no mercado de trabalho, integração de migrantes, trabalho decente nas cadeias globais e o futuro do trabalho.
“São temas necessários, tendo em vista a conjuntura global e a importância de discutir o futuro do trabalho” avaliou o ministro.
Fonte: Ministério do Trabalho