Os economistas do mercado financeiro elevaram, na semana passada, sua previsão para o crescimento da economia brasileira de 2,35% para 2,40% neste ano, informou o Banco Central nesta segunda-feira (16) por meio do relatório de mercado, também conhecido como Focus. O documento da autoridade monetária é fruto de pesquisa com mais de 100 instituições financeiras.
Trata-se da terceira alta consecutiva deste indicador, que acontece após a divulgação do PIB do segundo trimestre pelo IBGE. O resultado mostrou uma expansão de 1,5% sobre os três primeiros meses deste ano – acima da expectativa do mercado financeiro. Para o ano que vem, entretanto, a estimativa de expansão econômica do mercado financeiro, porém, recuou de 2,28% para 2,22% no que foi a quarta redução consecutiva deste indicador.
O Banco Central estima, até o momento, uma alta de 2,7% para o PIB neste ano, mas este número pode ser revisado, no fim deste mês, por meio do relatório de inflação. Já o ministro da Fazenda, Guido Mantega, prevê um crescimento de 2,5% para a economia brasileira em 2013.